terça-feira, 23 de outubro de 2012

Crème Brûlée do O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

 O Fabuloso destino de Amélie Poulain foi, por muitos anos, o filme francês mais visto do mundo (ele acabou de perder o posto para Os Intocáveis). Ele conta a história dessa moça estranha com manias esquisitas. Amélie cultiva um gosto por pequenos prazeres: enfiar a mão num saco de grãos, quebrar a casquinha do crème brûlée com uma colher e jogar pedras no canal St. Martin.  Os grãos hoje em dia vêm em sacos lacrados, o canal St. Martin fica longe, então vamos pelo menos quebrar a tal casquinha e ver se é bom mesmo.

 Crème Brûlée

500 ml de creme de leite fresco (ou algum outro nome que venha na embalagem, normalmente fica perto dos iogurtes, no supermercado)
10 colheres de sopa de açúcar refinado
6 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha (ou uma fava de baunilha, se encontrar)
Açúcar cristal para queimar
 Preparo

Passe as gemas por uma peneira (para tirar a película da gema e não dar gosto de ovo) e misture com o açúcar e a baunilha.
 Aqueça levemente o creme de leite fresco até atingir no máximo 40ºC. Ou deixe em temperatura ambiente, se você morar num lugar quente, como Ipatinga.
Vá adicionando, aos poucos, à mistura e mexendo sempre (o perigo de passar dos 40ºC é começar a cozinhar as gemas antes de ir para o forno. Não fica bom quando isso acontece)
 Após adicionar todo o creme e deixar bem homogêneo, organize os ramequins (essas tigelas de pequenas de porcelana que podem ir ao forno) num tabuleiro e encha cada um com o creme. Essa receita deu para encher sete ramequins que eu tinha em casa.

Coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido a 180ºC e, só depois de colocá-lo lá dentro, despeje água quase fervendo com cuidado para não pingar dentro de nenhum ramequim. Asse por 1 hora, mais ou menos, verificando sempre se ainda há água no tabuleiro. Se estiver secando, acrescente mais. Retire do forno quando a parte de cima estiver firme e um pouco corada. Espere esfriar e coloque na geladeira.
 Deixe ficar bem gelado. De preferência, faça um dia antes de comer. E nesse ponto pode deixar até uma semana na geladeira que ele não estraga. Quando for servir, adicione uma camada de açúcar cristal e...





 ...queime com um maçarico!


Não é a coisa mais fácil do mundo achar um maçarico para comprar. Mas se um dia você tiver perto de um, compre! É muito legal de usar.

Aí você faz essa cara:
e quebra tudo!!!


Esse aí de cima é do filme, e esse aqui em baixo é o meu. 

E ae povo, ficou parecido? Gostaram da receita? Convenci vocês a comprarem um maçarico? Sinceramente, eu acho muito mais legal queimar o açúcar pra fazer a casquinha do que quebrar ela, mas se a Amélie prefere assim, quem somos nós pra discutir né? Então até a próxima!

5 comentários:

  1. Então, vi uma receita que você pode flambar o açúcar pra caramelizar, vou tentar na aula de sexta! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi parabéns pelo se blog Nuno, já virei fan!!
    eu tenho uma videolocadora, e sou apaixonada pela cozinha,
    se for possível, faça uma das receitas do filme "julie e Julia"
    todas as receitas são incríveis, e a atuação da meryl streep impecável! vale a pena assistir!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! eu já vi sim o Julie & Julia. O difícil é escolher um dos pratos hehe.. Acho que vu fazer o boeuf bourguignon. E tem mais algum filme pra sugerir? bjão

      Excluir
  3. Diliçaaaaa!
    Adorei o texto e os gifs! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Filme incrível e receita deliciosa. Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir